O horário de verão chegou ao fim, e mais uma vez temos de nos readaptar a mudança de horários e ao sol se pondo mais cedo, uma hora a menos de sol por dia, faz falta pra você?
Com o fim do horário de verão voltamos a utilizar mais a iluminação artificial em nossa casa, com isso o consumo de energia aumenta e aumenta também a sensação de calor, já que mais lâmpadas estarão ligadas.
Mais essas diferenças não são as únicas que o excesso de iluminação artificial traz para os nossos lares. Como já foi comprovado em pesquisas, os efeitos da iluminação artificial utilizada em demasia, além da mais rápida degradação do meio ambiente, pode levar ao desenvolvimento de alguns distúrbios comportamentais como a hiperexitação e possivelmente a difusão do câncer de mama em mulheres na menopausa.
Pensando em todo esse contexto, é hora de usarmos nossa criatividade para aproveitar da melhor forma possível a iluminação natural em nossas casas.As opções vão desde mudanças estruturais e arquitetônicas àquelas simples e passíveis de um Do It Yourself (faça você mesmo).
Grandes paredes de vidro temperado são sinônimo de uma casa moderna e preocupada com o meio ambiente, ou as famosas bay-windows que são janelas projetadas para o lado externo da casa, recebendo dessa forma uma maior quantidade de luz devido a sua maior área.
Para não mexer na estrutura da casa pode-se optar por trocar as esquadrias, utilizando portas de vidro, ou mesmo portas-balcão, e janelas com estruturas mais estreitas que propiciam a maior entrada da luz solar.
Se o orçamento está apertado, algumas dicas como pintar paredes e tetos de cores claras que refletem a luz, e rever a disposição dos móveis em cada ambiente dispondo mesas e cadeiras para leitura mais próximos da janela.
Em ambientes onde a luz solar é menos intensa, aposte em grandes espelhos nas paredes, eles multiplicarão a luz recebida e também a dimensão do ambiente. Móveis visualmente pesados devem ficar longe de janelas, ou quem sabe ganharem uma nova cara, com uma lixa e algumas demãos de tinta branca.
Lembrando que tudo em excesso faz mal, tanto a iluminação artificial quanto a incidência direta do sol durante um grande período, por isso faça uso de cortinas de tecidos fluidos que controlem o calor e a visibilidade e não a luminosidade!

Nenhum comentário:
Postar um comentário